quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ACS E ACE DO PAULISTA-PE CADA VEZ MAIS UNIDOS

 

https://lh4.googleusercontent.com/-NO8yZ_4-ljk/UQBhenNp9LI/AAAAAAAAEO8/GD55_d_Sgck/s320/Desktop1.jpg

Os Agentes de Saúde e de Combate as Endemias da Cidade do Paulista-PE fizeram nesta manhã uma reunião e  lotaram o Cine Teatro Paulo Freire em Paulista. O Sindicato dos Agentes de Saúde (SINDACSPA-PE) e a Associação dos ACE  (AMACEPA) mobilizaram a categoria para apreciação do pleno no que se refere a  pauta de luta e de negociações. O número na verdade foi bom, mas teve uma ausência  considerável, além da falta de atenção com algumas falas da mesa, mostrando  desinteresse ou imaturidade ou desencanto, ou quem sabe falta de propriedade com os assuntos abordados. 

É bom salientar que o desencanto com a classe política, não deve servir de combustível  para o nosso comodismo. Onde estavam os ausentes? Liberados, todos  foram para a reunião. Será que havia uma agenda mais importante do que salário? Eu não consigo entender: Se sofremos juntos, por que não lutamos unidos, sem morrermos abraçados? A questão da implantação do piso salarial de dois salários, enxergo que com unidade local é mais fácil haver negociação, do que a nível nacional (ao menos no momento atual ).  

Todos nós que somos ACS/ACE devemos fortalecer as entidades que nos representam e partir para as conquistas. Nem sempre a gente pode ter um bolo inteiro a disposição, mas educadamente vamos comendo fatias, que no final haja satisfação. O Secretário de Saúde Dr. Alberto Lima, não compareceu, apesar de ter agendado, mas a  diretora da Atenção Básica,  Grasielly Fernandes, ouviu as queixas e reclamações dos trabalhadores. Assim, não vamos canalizar o foco na ausência e sim em estabelecer parceria maior com a atenção básica, mostrar resultados que possibilitem uma espécie de feedback. Já que na  fala da diretora Grasielly, esta deixou claro que buscará o entendimento com a categoria e está se apropriando dos detalhes, colocando  também algumas dificuldades pontuais de gestão. 

Assim a  pauta foi apresentada e aprovada por unanimidade para a reunião do dia 21 de Fevereiro entre as Entidades e a Gestão: 1)Aumento salarial + Reposição de perdas  em cima da portaria vigente 2)Retroativo da insalubridade 3)14º salário 4) PCCV - Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos, 5) Conclusão do 2º e 3º modulo do curso técnico dos agentes comunitários de saúde, 6)Concurso para novos Agentes de Saúde.

O que sinceramente a gente torce, é que haja maior envolvimento e mobilização política e fiscalizadora da categoria com a Casa de Torres Galvão, para que não sejamos surpreendidos de maneira desagradável. Mostrar maior produtividade e resolutividade em cada Micro-área, para envergonhar e inverter o pensamento corrente. Assim possibiltem as maiores e melhores conquistas, pois já diz o adágio ou ditado: Deus ajuda quem trabalha, onde a melhor maneira de não ser o que dizem, é não sendo. Espero ter sido claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário